InspirAção

Perfil: Lucia Ciccarini

Escrito por Pamela Moraes

Lucia Helena Ciccarini Nunes é professora na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Leciona a disciplina Empreendedorismo e Plano de Negócios no curso de Administração.

No Curso de Administração da PUC Minas, o aluno é preparado para resolver problemas organizacionais com capacidade técnica, gerenciando recursos, processos e informações e coordenando equipes multidisciplinares, para a adequada gestão dos negócios e desenvolvimento das organizações. Nos últimos anos o curso ficou mais focado em gestão empreendedora, o que resultou na implantação da disciplina de Empreendedorismo na grade curricular.

A metodologia usada por Lucia durante as aulas consiste em práticas de modelagem de negócios empreendedores, canvas, pesquisa de mercado, effectuation, desenho de plano de negócios simplificado e pitch. As aulas são alternadas entre exposição dialogada e oficinas. “Saimos muitas vezes de sala para assistir palestras, participar de feiras e ouvir day one”, conta a professora.

A maior motivação da professora tem sido a de mostrar casos de sucesso de ex alunos, repassar técnicas de grupos de criação, experiências do Sebrae de consultoria e instrutoria.

Lúcia possui experiência em vários segmentos do empreendedorismo como captação de recursos, desenho de projetos, formalização de empresas, governança e empreendedorismo nas escolas públicas e empreendedorismo social.

Sua maior inspiração é o desenvolvimento regional. Atua como consultora do SEBRAE Minas em soluções coletivas para gerar novos negócios para micro e pequenas empresas que produzam desenvolvimento local e regional. Lúcia acredita que empresas sustentáveis, socialmente responsáveis e transformadoras serão os ícones das cidades do futuro. Ela se inspira em pessoas transformadoras que migraram de outros países para recomeçarem a sua vida aqui no Brasil, como o seu avô Braz Ciccarini, e também em líderes, tais como Stefan Salej e Severino Ballesteros.

Deixe um Comentário