InspirAção

O mercado mudou, é preciso estar preparado!

Escrito por Laura Viana

UFSJ incentiva seus alunos a concretizarem seus projetos desenvolvidos em sala

A partir das novas demandas do mercado, a Universidade vem sendo confrontada com a missão de ir além de formar bons técnicos e pesquisadores, e evoluir, para que seus graduandos sejam também empreendedores. Por essa razão, a Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ), modificou há cerca de um ano a disciplina de gerência de pequenos negócios, o intuito é de que os alunos desenvolvam de forma prática sua ideais de negócios obtidas anteriormente apenas de forma teórica.

A preocupação, de acordo com o professor Paulo Henrique de Lima Siqueira, excede  a possibilidade de que alunos possam desenvolver seu próprio negócio, mas de que as empresas estão exigindo cada vez mais que seus colaboradores desenvolvam novos produtos que poderão contribuir significadamente para a receita das empresas. “A ideia daquele funcionário burocrático que cumpre ordens está cada vez mais fadada à extinção”, destaca.

A metodologia utilizada pelo professor consiste em aulas expositivas, fundamentalmente no desenvolvimento e apresentação da proposta por meio do Canvas – ferramenta empresarial estratégica desenvolvida para auxiliar o empreendedor a elaborar seus modelos de negócios.

A UFSJ possui projetos de incubadora no campus, o que segundo o professor, funciona como laboratório para os alunos acompanharem os processos de desenvolvimento de um novo negócio. “Tenho observado que muitos ex-alunos têm se aventurado na abertura de novos empreendimentos, o que mostra que o conhecimento técnico e científico desenvolvido ao longo dos seus estudos pode ter ajudado nesse processo”, acrescenta.

 

Deixe um Comentário