InspirAção

Universidade, lugar de inovação

Escrito por Laura Viana

Através de programas de aceleração de projetos, professor da UFSJ inspira alunos no desenvolvimento de startups

Há cerca de 5 anos, o Professor Paulo Afonso Granjeiro leciona a disciplina de práticas em bioquímica, do curso de Bacharelado em Bioquímica, pertencente a Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ). Específica do curso, a matéria tem por objetivo demonstrar as diferentes técnicas de purificação de macromoléculas como, proteínas, lipídios, carboidratos e ácido nucléicos.

Com aulas inteiramente práticas, se utilizando da infraestrutura de equipamentos disponíveis no laboratório, e de apostilas com os roteiros de aulas, o Professor Paulo Granjeiro acredita que a Universidade dispõe do necessário para despertar nos alunos o empreendedorismo. “É o espaço ideal para transformar as ideias geradas em produtos inovadores que podem resolver os problemas da sociedade”, ressalta.

Com o auxílio de Granjeiro, duas startups foram fundadas. A Pulsus Sensores: Biostartup Lab e Fiemg Lab e a Probiofull: InovAtiva Brasil, são resultantes de programas de aceleração de projetos.

De acordo com o Professor, durante o pós-doutorado, realizado no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos,  foi possível vivenciar o quanto a Universidade contribui para o desenvolvimento econômico e social. “Voltei entusiasmado para ser um agente multiplicador no Brasil. A universidade tem um papel transformador da sociedade e encontro-me muito entusiasmado em poder plantar essa semente nos alunos e poder contribuir com a formação de gerações de empreendedores”, afirma.

Contribuir para que jovens capazes transformem suas ideias em produtos que tendem a melhorar a vida das pessoas, e auxiliar no desenvolvimento econômico e social do país é o que tem inspirado o professor no campo do empreendedorismo.

Startups

A Pulsus Sensores foi desenvolvida para realizar monitoramento cardíaco discreto, confortável e de baixo custo utilizando um anel. A Probiofull consiste na aplicação de bactérias probióticas isoladas da biodiversidade brasileira para aumento de benefícios à saúde e insumos para a indústria.

Deixe um Comentário