Parceiros

Apoio para lidar com os desafios do empreendedorismo

Escrito por Lucimara Leandro

Transformar boas ideias em negócios de sucesso, nem sempre é uma tarefa fácil. Pensando nas dificuldades encontradas por empreendedores para tirar sua empresa do papel e fazê-la decolar, existem os mais variados tipos de programas de apoio. A Wylinka, parceira do Empreenda. Em Ação!, é um deles.

Focada no desenvolvimento do ecossistema de startups, o papel da Wylinka é atuar como agente catalisador  de iniciativas que fomentam o empreendedorismo e a inovação, no estado de Minas Gerais. O histórico de parcerias da Wylinka inclui os  programas SEED, Go Minas, FIEMG Lab Novos Negócios e Varejo Inteligente. A instituição também recomenda programas como BLOOMBTECH, BLOOM INNOVATION SPACES e BLOOMBTECH IMPACT, voltados para incubadoras e empresas incubadas.  

Para garantir uma equidade nos programas desenvolvidos e apoiados, a Wylinka utiliza alguns critérios de seleção que levam em conta a missão e propósito da instituição de promover a inovação tecnológica. João Gabriel Reis, analista de marketing da organização, destacou também outro fator importante para a evolução do ecossistema. “A articulação em rede fornece aporte para o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre os mais variados agentes, auxiliando na promoção e articulação, garantindo um ecossistema mais eficaz, capaz de se tornar sustentável e independente”, ressalta.

 

Conheça os programas desenvolvidos pela Wylinka

Agora que você conhece um pouco mais sobre a Wylinka, descubra como os programas executados pela organização funcionam. Vamos começar com o Programa SEED, realizado pela Sedectes (Governo de Minas) e a Fapemig, cujo objetivo é desenvolver projetos de base tecnológica. O Programa apoia empreendedores e tem como intuito fortalecer, incentivar e promover startups brasileiras e estrangeiras. A Wylinka foi responsável pela gestão da primeira e segunda rodadas, já na terceira realizou o acolhimento dos participantes, além de promover os eventos e a difusão.

No FIEMG Lab Novos Negócios a Wylinka realizou a integração dos empreendedores com o intuito de oferecer uma melhor experiência aos participantes. O FIEMG Lab Novos Negócios é um programa de aceleração com foco na aproximação das startups da indústria mineira, para juntas criarem negócios de sucesso no mercado através da troca de experiências e soluções para a sociedade, competitividade e diversificação para a economia.  

O Go Minas é um programa de pré-aceleração composto por consultorias, mentorias e capacitações de startups que desejam acelerar sua evolução. A Wylinka é desenvolvedora do programa.

Realizado pela CDL e Sebrae, o Varejo Inteligente é executado pela Wylinka.  Busca descobrir soluções para os desafios encontrados por varejistas através do desenvolvimento de startups e a articulação do ecossistema de empreendedorismo e inovação. Todos os programas obedecem editais internos divulgados de acordo com o calendário de cada instituição.

Deixe um Comentário